Investir em imóveis ainda é um bom negócio?

O ano de 2020 mostrou que até as mais estáveis economias podem virar rapidamente de cabeça para baixo, deixando aqueles que não se prepararam lutando por renda. Contudo, quem conseguiu manter seus investimentos pode ter se saído muito bem, já que o mercado registrou novas máximas no segundo semestre do ano passado em diversas partes do mundo.

Mas quais movimentos os investidores devem considerar em 2021? Uma ideia é ter uma mistura de investimentos mais seguros e outros mais arriscados e de maior retorno. E o setor imobiliário continua sendo um dos melhores para se investir, de acordo com a Bankrate, empresa situada em Nova York especializada em serviços financeiros ao consumidor.

O aluguel de imóveis pode ser um ótimo investimento para quem estiver disposto a administrar suas propriedades por si mesmo. Porém, para seguir este caminho é preciso escolher a propriedade certa, financiá-la ou comprá-la imediatamente, cuidar da manutenção e negociar com os inquilinos.

Você pode se sair muito bem investindo de forma correta. No entanto, é preciso estar ciente que você não terá a praticidade de comprar e vender seus ativos no mercado de ações com um clique e, ocasionalmente, pode receber uma mensagem inoportuna sobre um cano quebrado.

É importante também ter em mente que esse ramo está entre os investimentos de menor liquidez, então se você precisa do retorno com mais urgência, investir em imóveis para alugar pode não ser para você (embora um refinanciamento de saque seja possível).

Entretanto, quando analisamos os riscos e a segurança do retorno a médio e longo prazo, o investimento nesse ramo continua tendo um bom custo benefício, mesmo em momentos econômicos difíceis e em escala global, como o que atravessamos.