Como a pandemia tem afetado o mercado imobiliário do ponto de vista europeu

A pandemia transformou a maneira como vivemos e trabalhamos. Proprietários da Europa reconhecem que o ramo imobiliário foi afetado em todos os aspectos, o que resultou em turbulência para o setor.

Contudo, os imóveis geralmente ainda continuam sendo vistos como uma das poucas classes de ativos a gerar retornos aceitáveis ​​em um momento de taxas de juros baixas ou negativas. E o foco convencional do capital institucional para o núcleo imobiliário durante a incerteza econômica é mais uma vez evidente, assim como ficou após a crise financeira global.

Da mesma forma, essa nova realidade também apresenta desafios imediatos para a segurança das receitas de escritórios e varejo, ao mesmo tempo em que acelera as tendências de longo prazo para o setor imobiliário, moldando um mundo onde podemos esperar mais trabalho remoto e compras online.

A segurança das receitas imobiliárias é uma das grandes questões em aberto que o setor enfrenta. O efeito causado pelo COVID-19 aumentou a inadimplência de aluguéis, o que, por sua vez, fez com que os investidores repensassem sobre o risco desse investimento. E embora seja muito cedo para tirar conclusões sobre as consequências para os valores, há uma tendência de aceleração em diversos pontos no setor.

Veja as compras online, por exemplo, que têm se acelerado a tal ponto que cerca de uma década de mudanças pode ter se condensado em pouco mais de um ano até agora. Isso requer um redirecionamento significativo para muitos proprietários, revendo seus planos de negócios e onde querem gastar seu capital.

A questão agora não é o que comprar, mas o que vender. Muitos estão vendendo os escritórios em seu portfólio por não serem ‘à prova de futuro’, seja por causa de sua localização, design ou qualidade ESG. Todavia, um escritório bem conectado, projetado de forma suficientemente flexível para permitir um mundo em que ele seja usado mais para colaboração do que para produção pode ser um ‘escritórios do futuro’.

O que podemos, portanto, aprender com essas tendências observadas na Europa? O mercado imobiliário continua se sustentando no nebuloso cenário atual. É claro que há mudanças, mas essas mudanças já estavam apontando no horizonte, a diferença é que a pandemia as trouxeram para perto de nós com mais velocidade. O setor continua sendo confiável, basta estudar aquilo no que se está investindo.

Saiba mais em https://www.pwc.com/emergingtrendsrealestateeurope2021